5 dicas para cuidar do meio ambiente e preservar o futuro

As mudanças climáticas começaram a ser discutidas fortemente na última década. Isso porque o crescimento das indústrias, tecnologias e, consequentemente, dos resíduos, está afetando a natureza de forma exponencial. Por isso, com o objetivo de deixar a sua rotina melhor, separamos 5 dicas para você cuidar do meio ambiente e preservar seu futuro. 

Mas, como os desafios enfrentados pelo meio ambiente podem impactar o nosso dia a dia? Vamos começar pelo básico. 

Vá até uma janela próxima, abra e respire bem fundo. E então? Foi agradável? Sem dúvidas, a quantidade de toxinas e gases maléficos que você inspirou, foi enorme. Agora, imagine se você fizesse a mesma ação, porém em uma casa de campo bem isolada. A sensação momentânea e posterior seria totalmente diferente. 

Não apenas o oxigênio, mas a água que tomamos e os alimentos que ingerimos também estão sendo transformados dia após dia. 

Cuidar do meio ambiente reflete diretamente na preservação de nosso futuro. Até porque, mantendo um ambiente externo mais saudável, o nosso corpo também terá uma vida prolongada. 

  1. Preserve as árvores 

Em abril de 2021, a taxa de desmatamento no Brasil aumentou em 43%, quando comparado ao mesmo período de 2020. O número assusta, afinal, é o maior da série histórica, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foram 580 km² destruídos na Amazônia. 

O impacto? Uma emissão descontrolada de gases-estufa em nosso país, como, por exemplo, dióxido de carbono, gás metano e óxido nitroso. O efeito causado por eles gera o aquecimento global, prejudicando as colheitas, a pesca, gerando uma escassez de água potável, extinções de espécies e até alagamentos, decorrentes do derretimento de geleiras. 

Apesar de parecer muito distante, as consequências do desmatamento são refletidas em nosso dia a dia. Por isso, pequenas atitudes podem ajudar a transformar essa realidade:

  • Comprar produtos de madeira certificada;

  • Plantar árvores ou participar de projetos sociais;

  • Diminuir o uso de papel (principalmente nos escritórios);

Lembre-se que o oxigênio que você respira e a sua qualidade de vida estão atrelados às árvores e plantas presentes na natureza. E esse é o primeiro passo para você cuidar do meio ambiente.  

  1. Economize água 

Outro recurso essencial para a vida humana é a água. Cada pessoa deve ingerir, em média, 2 litros de água por dia para manter o seu corpo saudável. Por isso, além de cuidar das árvores, se você deseja preservar o seu futuro, comece a economizar água!

Infelizmente, nos últimos dois anos, algumas cidades do sul e sudeste do Brasil passaram por racionamento de água, decorrentes da falta de chuvas. As famílias e empresas tiveram que se adaptar à água mais escassa, porém, essa não é a situação ideal. 

Sendo assim, existem diversas maneiras para você poupar este bem tão precioso no seu dia a dia: 

  • tomar banhos mais curtos;

  • manter a torneira fechada enquanto escova os dentes;

  • usar a descarga com consciência;

  • lavar o carro ou calçadas com água da chuva;

  • ficar atento à caixa d’água;

  • fazer manutenção nas motobombas; 

  1. Diminua seus resíduos

O Brasil é o 4.º maior produtor de lixo plástico do mundo, atrás dos Estados Unidos, China e Índia. Hoje, são 1,52 milhão de toneladas de lixo produzido pelos brasileiros em apenas uma semana. Esses são os dados do Panorama dos Resíduos Sólidos do Brasil, divulgado em 2020 pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública (Abrelpe). 

E para onde vai esse lixo? Para a natureza! Os aterros sanitários estão cada vez mais lotados e, literalmente, o Brasil não tem mais onde colocar lixo. Por isso, se você deseja cuidar do meio ambiente, é extremamente necessário ficar atento ao lixo que está produzindo diariamente. 

Com a pandemia da Covid-19, tornou-se ainda mais comum o consumo de alimentos prontos em casa, a maioria deles por entrega em deliveries. Já reparou quantas embalagens estão envolvidas em uma única entrega? Todo o papel, plástico e vidro consumido vai para as lixeiras das casas e, muitas vezes, para o lixo orgânico. Porém, esse é assunto para nosso próximo tópico. 

Por aqui, separamos algumas atitudes que podem te ajudar a diminuir a quantidade de lixo produzida em sua casa ou trabalho:

  • utilize refis sempre que puder;

  • opte por embalagens desmontáveis;

  • faça compostagem com o lixo orgânico;

  • reutilize roupas e nunca descarte na natureza; 

  1. Recicle tudo que puder 

Além de diminuir a quantidade de lixo produzida, é muito importante também ficar atento à qual resíduo você está gerando para a natureza. Em algumas regiões do Brasil, a coleta seletiva é muito comum e utilizada. Em Curitiba, por exemplo, desde os anos 80, os moradores participam de um programa chamado “Lixo que Não é Lixo”, que tem o objetivo de aproveitar todo o lixo reciclável e torná-lo útil novamente para a sociedade. 

Independentemente se sua cidade tem incentivos à reciclagem ou não, o processo de transformação e cuidado com a natureza pode, e deve, começar dentro de sua casa.  O passo inicial é dividir o lixo orgânico do lixo reciclável. Entende-se por reciclável todos os papéis, metais, plásticos e vidros. O restante é considerado orgânico. 

Os materiais recicláveis devem ser descartados separadamente, pois os catadores e recicladores passarão para fazer a coleta. Porém, você pode incluir alguns cuidados na hora de manusear este lixo: 

  • lave as embalagens antes de descartar;

  • deixe os materiais secarem ao sol; 

  • dobre papéis e caixas de papelão - nunca amasse; 

  • enroles os vidros quebrados em jornais ou papelão;

  • evite quebrar embalagens de isopor; 

Além disso, hoje já encontramos muitos programas de sustentabilidade com o objetivo de conscientizar a sociedade. Um deles é os "5 R 's da Sustentabilidade”, uma teoria que envolve pequenas atitudes acessíveis para qualquer pessoa. São elas: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e, claro, reciclar. 

Hoje, existem milhares de associações e iniciativas brasileiras que apoiam a reciclagem do lixo. É nestes locais que a mudança acontece! Diversas famílias encontraram trabalho na separação e transformação destes materiais. São elas que tornam caixinhas de leite, garrafas PET e caixas de papelão em itens de decoração e utilidades domésticas, por exemplo. 

Ou seja, além de cuidar do meio ambiente, o seu cuidado com a reciclagem pode impactar a economia de centenas de famílias. 

  1. Opte pela bicicleta ou caminhada

O chamado “Transporte Verde” tem se tornado uma opção para centenas de milhares de brasileiros. Com objetivo de oferecer uma mobilidade mais sustentável, a bicicleta está no topo dos veículos alternativos. 

Essas iniciativas cresceram por conta dos diversos impactos negativos que os carros geram para o meio ambiente. Entre eles, a altíssima emissão de gases poluentes como NO₂, CO, SO₂, hidrocarbonetos e material particulado.

Se você ainda não é uma das pessoas que está utilizando a bicicleta no lugar do carro, confira alguns benefícios desse meio de transporte sustentável:

  • emissão zero de CO₂, o causador do efeito estufa 

  • economia com gasolina e até academia 

  • menos tempo parado no trânsito 

  • mais saúde e resistência cardíaca

  • menos peças = menos lixo gerado 

Agora, pode ser que realmente você não tenha o hábito de andar de bicicleta. Ou então, pode estar pensando que essa é uma opção perigosa. Fique tranquilo, pois nesse caso, você sempre poderá optar por uma caminhada. Em caso de trajetos curtos, evite tirar o carro da garagem, vá a pé. 

Estas são apenas algumas atitudes simples que você pode inserir na sua rotina e que, certamente, irão impactar no seu cuidado com o meio ambiente. Além destas ações, lembre-se de sempre se manter informado, educar e ser exemplo para o próximo, como as crianças, por exemplo. 

 

Na KSE Ambiental somos apaixonados pelo meio ambiente. Entre nossos valores estão a sustentabilidade e o equilíbrio ecológico, por isso, oferecemos serviços que ajudam a sociedade a manter uma relação segura e saudável com a natureza. Acesse nosso site e conheça como a KSE pode ajudar sua empresa ou seu condomínio.

preservação
reciclagem
educação
natureza
futuro
cuidadoscomanatureza