Manutenção de piscinas no inverno

A temporada de chuvas, vento gelado e dias frios já chegou. Junto com ela, também é chegado o momento de algumas alterações na programação de descanso e lazer nas casas e condomínios. Os banhos de sol e piscina tão comuns no verão são deixados de lado. Mas, você sabia que a manutenção de piscinas no inverno também é essencial? Entenda a importância e as dicas para essa ação. 

 

Por que fazer a manutenção de piscinas no inverno?

 

Já visitou alguma casa ou condomínio e encontrou a piscina com aquele aspecto esverdeado e sujo? Além de gerar muitos problemas em grupos de WhatsApp, essa característica é muito comum em casas fechadas há muito tempo ou lugares abandonados e, por isso mesmo, não deve ser uma possibilidade em seu condomínio ou lar. O cuidado com a piscina deve ser frequente para manter o local agradável para uso e também visualmente. Vale a pena ressaltar o cuidado com a higienização da caixa d'água também.

O tom verde na água de piscina deve-se à presença de algas e bactérias acumuladas. Se não houver um tipo de manutenção e nada impedir o desenvolvimento destes microorganismos, eles irão se proliferar e tornarão a água totalmente contaminada. 

O crescimento das algas é mais comum no período de frio e chuvas, ou seja, o inverno é a estação perfeita para a multiplicação destes “pequenos grandes inimigos” em sua piscina. Outro fator que afeta diretamente no aumento destes microrganismos é a presença de muitas folhas, galhos e plantas que podem cair na água durante as tempestades. 

Mas, a sujeira e acúmulo de bactérias acontece somente durante o inverno? Na verdade não. Alguns erros na manutenção como o uso dos produtos incorretos ou a frequência de limpeza incorreta podem acontecer durante todo o ano. Porém, neste período é raro que os moradores utilizem o espaço, o que, muitas vezes, o torna esquecido pelas equipes de manutenção. 

A maior consequência da falta de cuidados com a piscina é, sem dúvidas, os riscos de contaminação e doenças. Entretanto, a negligência com essa manutenção também pode gerar custos muito altos para o proprietário da casa ou aos condôminos de um prédio, por exemplo. Isso porque, manter a limpeza do espaço em dia é bem mais econômico do que o investimento em um tratamento de choque para restauração da qualidade da água. 

Os gastos fora do esperado e as questões sanitárias já são fortes motivos para você manter a manutenção das piscinas em dia. Porém, o aspecto sujo e o mau cheiro também não são nada agradáveis. Então, como manter a manutenção de piscinas no inverno?



Dicas para manter a manutenção em dia

 

O primeiro passo para garantir que a manutenção das piscinas esteja em dia é desmistificar uma atitude muito comum em várias casas e condomínios: esvaziar a piscina no inverno. Na verdade, retirar a água da piscina pode causar danos gravíssimos ao local. 

Apesar de parecer muito prático, esvaziar a piscina gera prejuízos à estrutura. Por exemplo, no caso daquelas fabricadas em fibra, a ausência da pressão negativa gerada pelo volume de água pode ocasionar o rompimento das paredes da piscina. Já nas piscinas de alvenaria, a falta de água acaba gerando algumas fissuras, vazamentos e fragilidade dos ladrilhos. 

Portanto, após entender a necessidade de manter a água na piscina é hora de mantê-la limpa. Como citamos no início do artigo, os galhos, folhas e insetos podem cair na água, principalmente nos dias de chuva. Sendo assim, a retirada e a limpeza da água com peneiras se torna essencial. Essa manutenção básica evitará entupimentos. 

A aspiração do fundo da piscina é outra ação que deve ser incluída no calendário de cuidados com o local. Mantendo essa limpeza a cada 10 ou 15 dias, você evitará o acúmulo e geração de algas, logo, irá prevenir contra a água turva e esverdeada. Outra ação importante que auxilia na diminuição das algas, é a utilização periódica de algicidas, principalmente após dias chuvosos.

Não esqueça de manter o pH e a alcalinidade da água saudáveis! O tratamento químico deve continuar e é muito importante que tenha um acompanhamento profissional, afinal, a falta ou excesso de produtos podem causar danos à água. 

O pH da água deve estar dentro da faixa de 7,2 e 7,6. Já a alcalinidade deve se manter entre 80 e 120 ppm, que significa partes por milhão. Além disso, o residual de cloro também precisa ser acompanhado de perto na hora da manutenção. 

Se a piscina da sua casa ou condomínio possui aquecimento, a manutenção também não deve parar, até porque, ela provavelmente continuará em uso. Mas, vale ressaltar que nestes modelos de piscinas a água quente pode desnivelar o pH muito mais rápido. A atenção deve ser redobrada. 

Para evitar muita dor de cabeça e deixar todas as ações anteriores muito mais simples de serem executadas, a dica básica aqui é cobrir a piscina com uma lona forte e jamais deixar a água parada. Mesmo no inverno, os sistemas de filtragem e bombeamento da água da piscina devem continuar funcionando, porém apenas por algumas horas por dia. 



Contrate uma empresa especialista 

 

Quando alguns síndicos, ou responsáveis pela administração das casas e condomínios, se deparam com tantas informações, alguns pensamentos podem surgir: “é muita coisa”, “são muitos gastos”, “não tenho equipe”, “não sei nem por onde começar”. 

E realmente, a manutenção das piscinas exige um trabalho organizado, programado e, claro, frequente. Por isso, o mais indicado para aqueles condomínios que não possuem uma equipe focada é a contratação de uma empresa especialista neste tipo de trabalho. 

Além de garantir a qualidade do trabalho, se a manutenção for realizada por um profissional, certamente, o cliente irá economizar no bolso e nas dores de cabeça. Os cuidados com a água e o espaço evitam diversos problemas citados anteriormente. 

A KSE Ambiental possui uma equipe de profissionais treinados e prontos para realizar a manutenção das piscinas. Muito mais do que limpar o local e mantê-lo agradável visualmente, a nossa equipe sabe como dosar as quantidades exatas de insumos, o que torna a água segura para uso. 

Realizamos a troca de areia em filtros, vistoria de quadros elétricos, instalação de temporizadores e outros serviços para deixar seu espaço preparado, independente do período do ano. 

Conheça o nosso trabalho e faça um orçamento sem compromisso para manter a sua piscina saudável, segura e bonita o ano todo > https://kseambiental.com.br/servicos/manutenco-de-piscinas/ 




Dica bônus: Choveu, e agora? 

 

Está chovendo e ventando lá fora, as atividades na piscina precisaram ser canceladas. O que fazer com as crianças dentro de casa? E os adultos, como podem se distrair? Como dica bônus, trazemos algumas atividades para toda a família nos dias de inverno. 

 

  • Cozinhar em família: já imaginou colocar todo mundo na cozinha e preparar uma receita bem tradicional? Pode ser o bolo da vovó ou o biscoito favorito do pai, o que importa é que todos possam participar e comer algo gostoso e quentinho. 

 

  • Jogar jogos de tabuleiro: com o avanço da tecnologia, crianças e adultos acabaram se distanciando dos tradicionais jogos de tabuleiro. Muito mais do que distrair, esses jogos podem desenvolver o raciocínio e a criatividade. Vale xadrez, damas, ludo, dominó e até os jogos mais modernos como Imagem & Ação, por exemplo. 

  • Construir casas e cidades: para estimular ainda mais a criatividade, que tal construir suas próprias cidades com blocos ou Lego? O encaixe das peças pode ser muito terapêutico para os adultos e relaxante para as crianças. Fora que, pode ser feito em cima de um tapete ou cobertor bem quentes. 

 

  • Desenhar ou pintar: outra atividade manual e que desenvolve demais as crianças é a pintura! A coordenação, sensibilidade e concentração são diretamente impactadas, além de que pode ser divertido. Uma ideia é cada pessoa da família ter o desafio de desenhar outro membro. Por exemplo: o filho precisa desenhar o pai. Boas risadas vão surgir. 

 

  • Assistir filmes ou séries: a cada ano vemos mais e mais opções de streamings surgindo no mercado. Com elas, a variedade de filmes e séries também aumentou muito. Então, nada melhor para um dia frio que a programação de filme, pipoca e muitos cobertores para a família. 

piscinasnoinverno
manutenção
cuidadoscomapiscina
condominio
especialistas
condomínio
inverno