O processo de tratamento de efluentes é bem desafiador, por isso, exige uma série de processos e etapas para garantir total efetividade. Todas as empresas, condomínios e residências que desejam proteger o meio ambiente devem contar com as Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) em seu espaço.
Mas, como elas funcionam? Quais são as etapas de tratamento de efluentes? É nas ETEs que todo o esgoto e dejetos são coletados, geralmente, em grandes tanques de armazenamento. O grau do tratamento é influenciado pela qualidade do efluente antes de ser lançado ao tanque e também a legislação ambiental. Ou seja, o processo pode ser mais leve ou mais rigoroso.
De qualquer maneira, este tratamento acaba passando por três momentos, os quais são subdivididos em etapas.
Processo preliminar
Esta é a primeira etapa para o tratamento de qualquer efluente. Assim, todo e qualquer material do esgoto deve passar por aqui. Logo após serem inseridos no tanque de armazenamento, os resíduos são separados entre sólidos e líquidos. Chamamos esse processo de “gradeamento”. Esta etapa protege os tubos e bombas de qualquer pressão ou rachadura.
Logo após essa separação prévia, os resíduos menos e todo o líquido separado são encaminhados para grandes caixas de areia. Aqui, mais uma vez, os resíduos são divididos em maiores e menores. A chamada “desarenação” funciona como uma peneira muito maior e melhor. No final do processo, a areia, pedriscos e cascalhos vão para o fundo do tanque.
Processo primário
Depois de todo o processo preliminar do tratamento de efluentes, o líquido precisa ser novamente filtrado. Para isso, é utilizada a “decantação”, etapa para separar as misturas heterogêneas. Mais uma vez, os resíduos mais pesados e sólidos, com a gravidade, acabam afundando e se acumulam no fundo do tanque.
É com todos esses dejetos que é formado o lodo, material que pode ser retirado em uma última etapa. Todo o líquido que permaneceu na parte superior do tanque já pode ser considerado “limpo”.
Processo secundário
Todos aqueles dejetos que não conseguimos enxergar a olho nu também são removidos na etapa de “processo biológico”. O líquido já previamente peneirado é transferido para tanques de aeração e exposto à presença de bactérias. Esses pequenos seres realizam uma limpeza por meio de reações bioquímicas.
Após expor o líquido e as bactérias realizarem o seu trabalho de desinfecção, novamente a matéria orgânica “invisível” também se acumula com todo o lodo já existente no fundo do tanque. Pronto, os líquidos já estão preparados para seguirem o seu destino.
Extra: Processo de desinfecção
O objetivo das Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs) é tornar a água totalmente preparada para despejo na natureza. Ou seja, todas as impurezas que são removidas, são também eliminadas dos rios e nascentes onde o esgoto é lançado.
Porém, as empresas e condomínios podem reutilizar esta água ao invés de lançá-la no meio ambiente. Caso esta seja a decisão dos administradores, o processo de desinfecção é ativado. Para isso, alguns produtos sanitizantes são adicionados ao efluente.
A grande vantagem deste processo é que os condôminos podem reutilizar a água para atividades do dia a dia, e até necessidades esporádicas. Como por exemplo, refrigeração, sistemas de ar condicionado, lavagem de calçadas e carros, irrigação de gramados e flores, agricultura, geração de energia limpa, combate a incêndios e até assentamento de poeira, no caso das obras.
Extra: Processo do lodo
Como citamos acima, as etapas de tratamento de efluentes podem gerar uma grande quantidade de lodo. O ideal é as empresas especializadas realizarem a retirada do lodo e descartá-lo em aterro sanitário específicos para este fim. Esta alternativa é a mais indicada e é a única existente no mercado atualmente.
Os processos de tratamento dos efluentes são constantemente atualizados e aprimorados. Por ser um trabalho com diversas etapas e muitos detalhes, a KSE Ambiental indica que todos os empresários e administradores de obras e condomínios contem com um acompanhamento.
Em nosso portfólio de serviços, apresentamos uma vertical exclusiva para o fornecimento, instalação, operação e manutenção de Estações de Tratamento de Efluentes (ETEs). Quer garantir a qualidade e segurança dos materiais gerados por sua empresa ou residência? Conheça agora todos os serviços oferecidos pela KSE Ambiental > https://kseambiental.com.br/saneamento/