Boas práticas para economizar no seu condomínio
Todo condomínio residencial e comercial possui uma taxa mensal para cobrir algumas despesas das unidades, e o valor pode variar um pouco de acordo com o comportamento de cada pessoa. No condomínio estão inclusos valores de despesas como o pagamento de funcionários, contas de água e luz das áreas comuns e individuais, manutenção de elevadores e piscinas, gastos administrativos, fundos de reserva e outros.
Economia é uma palavra que agrada a todos, pois significa que você pode economizar em algo para investir em outro de maior interesse. Por isso, separamos algumas dicas essenciais para quem deseja economizar na taxa de condomínio, divididas em 4 tópicos: água, energia, portaria e manutenção. Confira!
1. Água
Além de ser uma prática sustentável, a economia de água também ajuda a reduzir os custos do condomínio. Espalhe a ideia para os condôminos! Sugira uma prática responsável do consumo de água, conferindo o funcionamento de torneiras e conscientizando sobre a frequência de uso das máquinas de lavar. Além disso, fiscalize a caixa d’água e a piscina, tenha redutores de vazão e considere instalar um sistema de reaproveitamento da água da chuva.
2. Energia
Para economizar no consumo de energia do condomínio, as lâmpadas LED são grandes aliadas. Se seu condomínio ainda utiliza lâmpadas incandescentes (que não são mais comercializadas no mercado), faça a substituição dos modelos de LED, eles têm maior durabilidade e também são fabricados com materiais não poluentes.
Outra forma de promover a economia é instalar sensores de presença em locais de passagem como o hall, escadas e corredores, evitando o desperdício quando não houver ninguém presente. Ademais, priorize a iluminação natural, programando os sensores de acordo com os horários de menor luminosidade nos locais.
Uma forma mais sustentável e de alto custo benefício é a instalação de painéis solares para geração de energia fotovoltaica! Com eles, seu condomínio pode gerar sua própria energia e diminuir drasticamente o valor gasto com essa conta.
3. Portaria virtual
Alguns condomínios têm adotado um novo tipo de portaria: a portaria virtual. Trata-se de um sistema remoto de portaria em que o porteiro faz o controle de entrada do edifício por interfone e câmeras da empresa contratada. A portaria presencial necessita de um número mínimo de porteiros devido aos horários e escalas de descanso, e é nesse ponto que a portaria virtual tem vantagem. Analise as opções e confira se esta é a melhor opção para o seu condomínio.
4. Manutenções
A prevenção é a melhor economia! Mantenha em dia a manutenção das piscinas, motobombas, quadros elétricos, fossa, estações de tratamento e outros sistemas do condomínio para não ser pego de surpresa com eventuais danos.
Vamos colocar essas ações em práticas? Conte com os nossos serviços de manutenção, saneamento e energia solar para economizar na taxa do seu condomínio!