Como funciona a energia solar
A geração de energia solar traz muitas dúvidas ao público: Quanto custa? Vale a pena? Quanto vou economizar?
Para entender tudo isso, antes é preciso entender como o processo da geração de energia solar funciona, pois todo o custo da instalação está diretamente ligado aos equipamentos utilizados.
A energia solar é captada através de módulos (placas) fotovoltaicos, que são instalados estrategicamente nos telhados das edificações. Quando expostos ao sol, esses módulos sofrem o efeito fotoelétrico, e é a partir dele que gera-se energia em corrente contínua (CC).
Essa energia é encaminhada a um inversor instalado dentro do edifício, onde é convertida para o padrão residencial, corrente alternada (CA). Após a conversão, a energia é enviada ao quadro geral que a distribui entre os equipamentos elétricos locais.
Nas imagens abaixo, você pode conferir o passo a passo de como a luz solar é captada até a distribuição da energia gerada:
Dependendo da potência instalada o sistema gerar mais energia que o consumo da unidade local. Nesse caso, toda a energia produzida que não for imediatamente consumida será encaminhada à rede da concessionária local. O excedente é convertido em créditos energéticos, o que faz com que o excedente gerado durante o dia possa ser consumido à noite, ou até mesmo que o excedente de um mês compense o faltante de outro em que a geração não foi suficiente.
Nos dias nublados ou chuvosos também é gerada energia solar?
A resposta é: sim! Os painéis fotovoltaicos produzem energia por meio da luz, não do calor. Enquanto houver luz do Sol, haverá geração de energia solar. No entanto, como o nível de produção energética está ligado à irradiação absorvida pela placa, os dias de mais luz serão os dias de maior geração de energia.
Quer saber se a sua residência ou empresa pode gerar energia solar? Entre em contato com a gente!