Instalação e montagem de ETE: entenda como funciona
Instalação e montagem de ETE: entenda como funciona
Tempo de leitura: 4 minutos
A decisão de instalação de uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) em uma empresa ou condomínio residencial e comercial, deve ser incentivada a receber todos os investimentos e cuidados necessários.
Pensando nisso, preparamos um artigo bem intimista, onde detalhamos para você o passo a passo da instalação de ETE feita por nossa equipe, diferenciais e o que você precisa ficar atento na hora da solicitação.
Continue lendo e confira.
Quando chamar a KSE para a instalação da ETE
O momento mais recomendado para constatar a instalação e montagem de uma ETE é quando a empresa/cliente está começando a se programar para iniciar a execução da obra.
O motivo dessa recomendação é porque existem algumas etapas mais pesadas que exigem de mais espaço, como a escavação do terreno para o desenvolvimento dos tanques. Dessa forma seria mais fácil ter a circulação de tratores para o escavamento, por exemplo.
Um outro exemplo relacionado a esse tipo de recomendação é evitar que seja danificada a parte de contrapiso e piso, uma das partes de grande valor da obra, para a passagem das tubulações.
Mas vale lembrar que essa é apenas uma recomendação. Existe sim a possibilidade de fazer a instalação de ETE em uma obra pronta, porém, o trabalho e obra são mais delicados e às vezes, mais demorados.
Por fim, assim que definido o local e iniciada a parte estrutural dos tanques de concreto para a estrutura da ETE, iniciamos a instalação completa da estação.
Essa parte envolve instalações hidráulicas e elétricas.
Hidráulica e elétrica:
Montagem hidráulica:
- Instalação hidráulica para o equipamento de soprador de ar;
- Hidráulica de escoamento;
- Hidráulica das bombas e filtros,
- Instalação dos difusores de ar.
Após a hidráulica é dado início a instalação elétrica dos equipamentos necessários para o funcionamento da ETE:
- Bomba;
- Sopradores;
- Painel elétrico, já com todas as proteções necessárias à queima dos disjuntores, relés e timer.
Com isso a estação está pronta e liberada para uso.
Quanto tempo leva a instalação e montagem de uma ETE?
O tempo para a instalação e montagem completa de uma ete vai depender, exclusivamente, do tamanho e porte da estação para o seu projeto.
A partir do momento em que o campo está preparado, ou seja, já existem os tanques de concreto, levamos em média uma semana para finalização. Tudo feito de forma rápida e dinâmica.
Diferencial da Instalação KSE
Um dos grandes diferenciais da instalação de ETE feita por nossa equipe está relacionado ao nosso sistema de START-UP.
Assim que é finalizada a instalação, fazemos a operação da ETE por 60 dias junto ao cliente, seja ele construtor ou síndico. Dessa forma, conseguimos reger o melhor funcionamento do equipamento, fazendo com que o cliente se sinta mais seguro durante toda a manutenção do processo.
Além disso, pelo fato de termos um know how e por conhecermos e realizarmos a operação e monitoramento de aproximadamente 160 ETE´s , toda a nossa instalação e montagem é pensada na facilidade operacional e na eficiência do sistema. Dessa forma conseguimos levantar todas as vantagens e desvantagens já encontradas em campo e trazermos para a nossa instalação.
Outro ponto que podemos mencionar são os cuidados que temos durante a instalação da ETE:
- Trabalhamos com equipamentos de marcas conhecidas e renomadas no mercado:
Dessa forma, conseguimos evitar o máximo possível de danos e erros relacionados aos materiais de utilização; - Cabos PP:
Todos a instalação elétrica dos equipamentos são feitas por cabos PP - cabos com dupla isolação indicados para locais com umidade. - Proteção elétrica:
Para evitar qualquer categoria de problema, nossos painéis elétricos possuem todas as proteções necessárias. São elas: DPS (Dispositivo contra surto), proteção contra descarga elétrica, rele de alta de fase, relé térmico (proteção dos motores e equipamentos), inversor de frequência, soft starter, entre outros.
Ou seja, ao contratar nossa equipe para a instalação da ETE você tem o acompanhamento da fase inicial do projeto, fabricação dos equipamentos específicos, montagem, instalação, start-up, comissionamento e treinamento da pessoa ou equipe responsável pela operação.
Instalação da ETE e as normas Brasileiras
Vale lembrar que a instalação de ETE está condicionada a regras e normas definidas pela legislação brasileira. Por esse motivo, antes de escolhermos os equipamentos e tecnologias que serão adotadas para cada instalação, é importante conhecer os marcos regulatórios do setor.
Ou seja, estar ciente das vantagens, modos de atuação e diferenciais da empresa contratada é um grande ponto, porém, nada se sobressai às normas do processo de instalação.
Dessa forma, observar o que diz a Resolução nº 430, de 13 de maio de 2011, publicada pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) é de extrema importância. E por aqui, seguimos ela à risca.
"A Resolução dispõe sobre as condições, parâmetros, padrões e diretrizes para lançamento de efluentes em corpos de água. Leia mais."
E aí, gostou desse post?
Para saber mais sobre Estações de Tratamento de Efluentes ou solicitar um orçamento, entre em contato com nossa equipe.
Estamos te esperando!