Tudo sobre a limpeza da caixa d'água
Ter água limpa é vital para o bom funcionamento de qualquer empresa ou residência e, para isso, é essencial que você tenha acesso à água tratada e também que mantenha a limpeza da caixa d'água em dia. A falta de higienização dessa estrutura pode ocasionar a proliferação de fungos e bactérias que podem causar diversas doenças, como cólera, amebíase, hepatite A, leptospirose e giardíase.
Antes de mais nada, confira o que você aprenderá nesse artigo:
- Com que frequência a caixa d'água deve ser limpa?
- Como fazer a limpeza da caixa d'água?
- Dicas extras sobre limpeza da caixa d'água
Tempo de leitura: 5 minutos
Com que frequência a caixa d'água deve ser limpa?
Muitas pessoas acreditam que a frequência ideal para a limpeza da caixa d'água é de uma vez por ano, mas de acordo com a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) essa higienização deve ser feita pelo menos semestralmente e a frequência pode aumentar de acordo com seu uso. Em caso de dúvidas, entre em contato com a KSE, nossos especialistas te recomendarão todas as medidas necessárias para a limpeza da sua caixa d'água.
Como fazer a limpeza da caixa d'água?
Em suma, por ser um processo que exige a utilização de produtos químicos e experiência, você deve dar preferência a contratação de profissionais para fazer a limpeza da sua caixa d'água pelo menos duas vezes ao ano.
Para uma manutenção da limpeza, você pode optar por fazer sozinho, sem a ajuda de empresas terceirizadas, mas alguns cuidados devem ser tomados. Acompanhe nosso passo a passo de como limpar a sua caixa d'água de forma segura e eficaz.
Passo a passo da limpeza da caixa d'água
-
Antes de tudo, separe todos os equipamentos que você vai precisar: não se esqueça das luvas de borracha, água sanitária, panos limpos, balde e uma escova de nylon.
-
Interrompa o fornecimento de água: primeiramente feche o registro de água para interromper o fluxo de água externo ou segure a boia do reservatório. Não esqueça de informar os usuários, como condôminos, do interrompimento.
-
Esvazie a caixa d'água: mas lembre-se de não desperdiçar essa água! Reserve-a em outros recipientes e a utilize para atividades do cotidiano como jardinagem e limpeza das garagens.
-
Vede a saída de água: quando a altura da água dentro da caixa d'água atingir um palmo, vede a saída de água para que nenhum produto químico utilizado na lavagem entre pelo encanamento.
-
Limpe apenas com água sanitária: com a ajuda da escova de nylon, esfregue as paredes e o fundo da caixa apenas com água sanitária. Neste tipo de limpeza não utilize detergentes ou sabão, a água sanitária fará todo o trabalho de eliminar quaisquer bactérias ou fungos presentes na superfície.
-
Enxugue bem: logo após a limpeza, utilizando os panos e o balde, seque toda a superfície da caixa, retirando toda a água que ainda estava presente.
-
Encha o reservatório: sem destampar a saída de água, abra o registro e permita que a caixa d'água se encha novamente.
-
Aplique mais água sanitária: quando a caixa estiver cheia, coloque 2 L de água sanitária para cada 1000 L de água da caixa e deixe agindo por 2 horas. Logo depois, feche o registro novamente e depois abra a saída de água e deixe a água escorrer pelo encanamento. Lembre-se: esta água não deve ser consumida, só poderá ser utilizada para outras finalidades de limpeza.
-
Reabasteça: por fim, quando a caixa tiver vazia novamente, reabra o registro e deixe que ela seja preenchida de água limpa. Lembre-se de deixar a caixa d'água sempre tampada para evitar a proliferação de mosquitos da dengue.
Dicas extras sobre limpeza da caixa d'água:
-
Durante a limpeza da caixa d'água, oriente os condôminos a evitar abrir torneiras e acionar descargas para que não entrem bolhas de ar nos canos, danificando a tubulação.
-
O consumo de água só deve ser retomado 30 minutos após a liberação do reservatório com água sanitária, evitando possíveis contaminações.
-
Contrate um profissional capacitado! Nada melhor do que alguém especializado para fazer esse serviço essencial para você.
- Por fim, realize análises laboratoriais para verificação da potabilidade da água.
-
Procurando uma empresa especializada em limpeza de caixa d’água? Entre em contato conosco e faça um orçamento sem compromisso.