Responsabilidades com uma Estação de Tratamento de Efluentes - ETE
O que é necessário para garantir que sua ETE tenha um perfeito funcionamento, e quais cuidados básicos se deve tomar para sua manutenção?
Para o bom funcionamento de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) é importante a manutenção preventiva e corretiva, realizada por técnicos especializados. E para conseguir com que uma ETE atinja seu tempo de vida útil, sem maiores problemas, é necessário seguir alguns cuidados para garantir a qualidade dos efluentes tratados e a otimização dos recursos investidos na sua implantação.
Quando há uma baixa no desempenho, os recursos podem ser desperdiçados gerando mais gastos e gerando efluentes fora dos parâmetros. Por conta disso, é preciso realizar uma avaliação na infraestrutura, atividades operacionais, manutenção e gestão da ETE.
Com isso é sempre importante realizar além das manutenções preventivas dos equipamentos, também as medições operacionais, a qual incluem: medição de oxigênio dissolvido, pH, índice volumétrico de lodo (IVL) e também o acompanhamento através das análises laboratoriais que avaliam Demanda Bioquímica de Oxigênio, Fósforo total, Nitrogênio Total, Coliformes Termotolerantes, sólidos sedimentáveis e dentre inúmeros parâmetros que são avaliados conforme a necessidade e/ou como está determinada na LAO de cada sistema.
Além deste controle, a rotina operacional deve incluir toda a verificação do funcionamento dos seguintes equipamentos:
-
Painel de comando;
-
Aeradores;
-
Sopradores;
-
Sensores de nível;
-
Eletrodos;
-
Bombas submersíveis;
-
Bombas dosadoras;
A inspeção visual dos tanques:
-
Gradeamento ;
-
Caixa de gordura;
E as ações operacionais que incluem:
-
Adição de produtos químicos e ajuste da dosagem;
-
Descarte do lodo excedente;
-
Manobra de registro para filtração do efluente e retrolavagem dos filtros;
-
Acompanhamento e instrução na limpeza do sistema;
Todos esses parâmetros e equipamentos representam uma gestão bem eficiente de uma ETE, tendo em vista que são pontos técnicos e que é preciso ter alguém, ou uma empresa, responsável pelo monitoramento e gerenciamento de todas essas questões.
Contratando uma empresa especializada você facilita o seu processo de gestão e elimina a preocupação de ter que lidar com questões tão técnicas. A KSE trabalha com técnicos especializados, não terceirizados, que oferecem um conjunto de serviços que incluem:
-
Estudos e diagnósticos ;
-
Criação de projeto;
-
Instalação e automação;
-
Monitoramento;
-
Acompanhamento das análises laboratoriais com a periodicidade ;adequada as licenças ambientais e exigências dos órgãos ambientais;
-
Manutenção preventiva e corretiva;
-
Consultoria ;
-
Atendimento 24 horas
Atendendo construtoras, loteadoras, incorporadoras, supermercados e indústrias em geral. Clique aqui e solicite uma proposta de orçamento para a sua necessidade ambiental.