Saneamento básico: o que é e qual é seu papel para a população
O saneamento básico é um dos temas que aprendemos logo nos primeiros anos da escola. Até porque, esse sistema é essencial para a qualidade de vida da população. Quer entender mais sobre o tema? Confira os 5 benefícios do saneamento para a sociedade!
O que é saneamento básico?
O que passa na sua cabeça ao pensar em saneamento básico? Provavelmente, algumas imagens dos livros escolares da infância, cheias de encanamentos de água e esgoto. E claro, tudo que aprendemos nessa época foi muito válido.
Porém, o saneamento básico é um conjunto de processos e serviços que são, inclusive, definidos em uma lei federal, instituída em 2007. De acordo com o texto da época, o saneamento é o “conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.”
De acordo com o dicionário, a palavra “sanear” significa tornar algo higiênico, remediar, tornar habitável e apto para a cultura local. Ou seja, o saneamento básico vai muito além de recolher os dejetos da população, por meio do esgoto.
Hoje, no saneamento são compreendidos alguns serviços que impactam diretamente na saúde, desenvolvimento e bem-estar da sociedade. São alguns deles:
-
distribuição de água potável;
-
coleta e tratamento de esgoto;
-
drenagem urbana - ruas e espaços públicos;
-
coleta dos resíduos sólidos;
Hoje no Brasil, infelizmente, o saneamento básico não é a realidade de muitas casas e empresas. Segundo os dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), do Ministério do Desenvolvimento Regional (ano base - 2019), 83% da população brasileira tem acesso ao abastecimento com água potável. Porém, apenas 53% tem coleta de esgoto e só 46% possui tratamento do esgoto em suas regiões.
Quando vemos os números em percentuais acabamos não tendo tamanha dimensão do problema. Porém, segundo o Governo Federal, isso significa que 35 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada no Brasil. E ainda, mais de 100 milhões não contam com serviços de coleta de esgoto.
Ciente da situação atual do país, em julho de 2020, os governantes conseguiram a aprovação do presidente da república ao novo Marco Legal do Saneamento.
Novo marco legal do saneamento
Um dos 17 objetivos do desenvolvimento sustentável do milênio da Organização das Nações Unidas (ONU) é o direito da sociedade ao acesso à água potável e saneamento de qualidade. Segundo a ONU, a escassez de água afeta mais de 40% da população mundial. Ou seja, o problema não está apenas no Brasil. Porém, como nossos recursos naturais são abundantes, o problema está realmente na gestão e desenvolvimento de sistemas nas cidades.
Desta maneira, com o objetivo de universalizar e qualificar a prestação dos serviços no setor, o Governo Federal sancionou as mudanças no Marco Legal do Saneamento no Brasil. O documento afirma que deve garantir uma universalização dos serviços até 2033, ou seja, oferecer água potável para 99% da população e tratamento e coleta de esgoto para 90% dos brasileiros.
O consumo de água insalubre é um dos principais motivos para doenças em crianças e adultos no Brasil. Por isso, o novo projeto também apresenta uma expectativa de redução nos custos anuais com a saúde. Segundo dados da Confederação Nacional da Indústria (CNI), a economia pode chegar a até R$ 1,45 bilhão por ano.
5 benefícios do saneamento para a população
Mas afinal, qual é o verdadeiro papel do saneamento básico na vida da população brasileira e mundial? Quais são os verdadeiros impactos que ações como essas podem gerar? Ter um grande acesso ao saneamento coloca o país em um patamar de país desenvolvido. Isso porque, a população passa a ter uma série de benefícios com estes serviços, principalmente na saúde infantil.
-
Redução de doenças
O contato direto com o esgoto a céu aberto ou o consumo de água sem tratamento são hoje as principais causas de mortalidade infantil em nosso país. Apesar dos serviços serem priorizados em regiões de grande desenvolvimento, às comunidades mais carentes são diretamente afetadas.
São algumas delas: cólera, hepatite A, leptospirose, parasitoses, diarréias, amebíase, febre tifóide e tantas outras enfermidades causadas, principalmente, por microrganismos e bactérias de origem animal ou humana, presentes em água contaminada.
Segundo alguns estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada um real investido no saneamento básico são economizados quatro reais em tratamentos de saúde. Desta maneira, um dos principais benefícios que a população tem com a execução dos serviços corretos em água e esgoto é a redução de doenças.
-
Valorização imobiliária
Um estudo recente do Instituto Trata Brasil mostra que as cidades com saneamento básico funcionando plenamente contam com uma valorização imobiliária exponencial. Segundo os dados, se um imóvel possui todo o sistema de coleta e tratamento de esgoto e também recebe água potável, esse espaço terá um acréscimo médio de 14% em seu valor.
É neste ponto que a instalação de Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) é tão importante para a regularização, funcionamento e valorização de grandes empresas e condomínios. Com o objetivo de eliminar todos os agentes poluentes de águas residuais como matérias orgânicas, compostos químicos e tóxicos, as ETEs podem evitar diversos problemas para os proprietários, moradores e para a natureza.
-
Geração de empregos
Com tantas mudanças geradas pela aprovação do novo Marco Legal do Saneamento, esse setor da economia já começou a girar em nosso país. E com milhões de reais investidos por empresas públicas e privadas, a criação de novos serviços de saneamento também deve gerar milhares de empregos no Brasil.
Segundo uma entrevista dada pelo professor de economia da Universidade de São Paulo (USP), Rudinei Toneto, os investimentos devem ser nas áreas da construção civil, da indústria de materiais de construção, projetistas, engenheiros, entre outros. Agora, de acordo com os números divulgados pelo Ministério da Economia, a meta é gerar por volta de 700 mil empregos no Brasil nos próximos 14 anos.
-
Aumento do potencial turístico
Com as cidades mais desenvolvidas, valorizadas e a geração de empregos em alta, é natural que as regiões também sejam mais desejadas do ponto de vista turístico.
Como as praias do Norte e Nordeste do Brasil são muito conhecidas pelo seu potencial turístico, é essencial que estes lugares contem com um saneamento básico e todos os serviços em dia. Porém, infelizmente, estas também são as regiões do país com os menores índices na coleta e tratamento de esgoto.
No Norte do nosso país, apenas 10,49% da população têm acesso aos esgotos. No Nordeste esse número chega a 28,1%. Um estudo do Instituto Trata Brasil em parceria com a CEBDS (Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável), mostra que seriam ganhos de R$ 7 bilhões em turismo no Brasil, caso os serviços de saneamento básico já fossem universalizados, como promete o novo Marco Legal do Saneamento.
-
Melhoria nos indicadores educacionais
Assim como o saneamento básico ainda não é uma realidade para todos os brasileiros, a educação também é um desafio em nosso país. Porém, os baixos índices de tratamento de água e esgoto também afetam diretamente o rendimento escolar.
Os números de diversas pesquisas mostram que os alunos que não têm acesso ao saneamento básico têm uma tendência maior de ficarem doentes, faltarem à escola e, assim, acabarem perdendo conteúdos importantes.
Desta maneira, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019 podem provar o impacto direto. Os estudantes que têm moradias com tratamento de esgoto, tiveram uma média de 500,97 pontos. Já os brasileiros que não têm saneamento básico em suas casas, tiveram uma nota de 464,59 pontos.
Saneamento com inteligência no seu dia a dia
Com tantos benefícios e impactos do saneamento básico na rotina da população brasileira, os serviços têm se tornado cada vez mais uma prioridade. Empresas, condomínios e indústrias têm tomado consciência das suas responsabilidades e se atentado à adequação do tratamento de esgoto e efluentes além do que diz respeito às multas.
Por isso, é essencial que os proprietários ou administradores contem com o apoio de uma empresa especializada no setor. A KSE Ambiental prioriza o saneamento com inteligência e praticidade, a fim de facilitar o dia a dia da sociedade.
Projetamos Estações de Tratamento de Efluentes e prosseguimos a sua instalação e automação. Atendemos: Construtoras, Loteadoras, Incorporadoras, Supermercados e indústrias em geral. Nosso monitoramento de estações é realizado através de análises laboratoriais, seguindo sempre as exigências do manual de Operação da Estação de Tratamento de Efluentes.
Precisa de uma ETE ou dos serviços de operação? Conheça nossas soluções em saneamento!