
Tratamento de água para a indústria farmacêutica
São poucos os setores cujos processos, análises e controle de qualidade precisam ser tão apurados quanto o de tratamento de água para a indústria farmacêutica. Outras indústrias, mercados e setores da economia também necessitam de tratamento, mas alguns processos tornam a indústria farmacêutica um tanto quanto especial.
Por exemplo, você sabia que, nesse segmento, é necessário que a água da produção dos insumos contenha uma quantidade baixa de sais?
Continue lendo e saiba o porquê das várias precauções, em que falaremos do que você precisa saber sobre esse tipo de tratamento de água.
Confira os tópicos que serão abordados
-
Tratamento de água para a indústria farmacêutica: por que é tão importante?
-
Técnicas de tratamento de água na indústria farmacêutica
-
Controle de qualidade nos processos de tratamento
-
KSE Ambiental: soluções em tratamento para sua indústria
Tempo de leitura: 4 min
Tratamento de água para a indústria farmacêutica: por que é tão importante?
A importância desse tratamento está diretamente ligada à saúde do meio ambiente e à da sociedade. É fácil imaginar o que aconteceria se os efluentes da indústria farmacêutica não fossem tratados e despejados na natureza, não é mesmo?
A água tem uma importância fundamental na nossa vida e, na indústria farmacêutica, pode ser usada tanto para a limpeza de superfícies e de materiais quanto, principalmente, como veículo de formulações. Sendo um solvente universal, o tratamento de água tem um impacto direto na qualidade dos medicamentos.
-
Veja mais a esse respeito no tópico “Controle de qualidade nos processos de tratamento”, em que falaremos do padrão de potabilidade necessário para a água usada na produção de fármacos.*
Um ponto importante a ser ressaltado em relação ao tratamento de água para empresas farmacêuticas é sua relevância na economia. No Brasil, a indústria farmacêutica é um ramo mais do que consolidado, sendo indispensável para a sobrevivência de parte relevante da população.
Tendo isso em vista, é perceptível que o impacto na economia é proporcional ao impacto ambiental. Portanto, a necessidade de enxergar esse processo com cuidado é premente. Isso não acontece apenas na indústria, mas, também, está relacionado à crescente demanda observada no segmento de varejo.
Onde a KSE entra no processo de tratamento para a indústria farmacêutica?
Oferecemos soluções ambientais para as mais variadas indústrias e segmentos de mercado. No entanto, participamos na parte final do processo de uma cadeia produtiva, onde realizamos, por ETEs, o tratamento de efluentes e/ou esgoto. Nosso foco é entregar, projetar e operar estações de tratamento que devolvam estes efluentes limpos e livres de qualquer resíduo que causaria danos ao meio ambiente e a sociedade.
Para isto, realizamos um processo rigoroso de planejamento e conhecimento da estrutura de cada cliente e, então, realizamos um projeto de ETE adequado para cada caso. Se você necessita de um projeto de ETE para a indústria farmacêutica, fale com a gente!
A seguir, veremos algumas técnicas muito utilizadas no processo de tratamento de água para a indústria farmacêutica.
Técnicas de tratamento de água na indústria farmacêutica
Antigamente, a técnica de tratamento de água mais comum era a osmose reversa, mas, para os fabricantes farmacêuticos, esse método não é puro o suficiente no quesito salinidade.
-
Veja mais: no próximo tópico, você entenderá os requisitos mínimos de pureza da água para finalidades específicas, conforme a legislação da Farmacopeia Brasileira indica.
As técnicas evoluíram ao longo dos anos para atender às normas dessa indústria. A água resultante do processo de osmose reversa, que usa uma membrana comum, tem um percentual de rejeição iônica de 3 a 5%, ao passo que o padrão necessário para a indústria farmacêutica chega a ser de somente 0,001%. Logo, existe uma diferença enorme quando tratamos desse nível de exigência.
Embora a água proveniente de osmose reversa seja usada na obtenção de água pré-purificada e, ainda, tenha diversos usos nos laboratórios, outras técnicas de tratamento de água para a indústria farmacêutica são mais eficientes quanto à pureza: eletrodeionização, deionização, ultrafiltração, radiação UV, filtros de carvão ativado (processo utilizado em filtros de água comuns), adsorção orgânica e filtros microporosos.
São várias as técnicas de tratamento de água utilizadas pelos grandes produtores de medicamentos, e cada processo é executado para atingir certo nível de pureza. Por sua vez, os níveis de pureza têm usos específicos, indo desde a limpeza de superfícies até a função de veículo de medicamentos intravenosos.
Controle de qualidade nos processos de tratamento
Lembra de que comentamos, no início deste texto, que falaríamos mais sobre controle de qualidade? Chegou o momento de você conhecer mais sobre esse rigoroso processo, que acontece para prevenir os problemas que as imperfeições da água possam causar.
Por imperfeições, não nos referimos somente à potabilidade da água, mas, ainda, a todos os aspectos que a água traz consigo, como salinidade e pH, por exemplo, que são fatores determinantes para o processo de fabricação de medicamentos.
Existem cinco tipos de água para uso farmacêutico:
-
água potável, retirada de mananciais por processos que respeitam a padrões físicos, químicos, microbiológicos e radioativos;
-
água reagente, geralmente obtida por um ou mais processos, como destilação simples e descloração, por exemplo;
-
água purificada (AP), derivada da água potável ou reagente, atendendo a limites específicos de contaminantes e sendo usada como excipiente (veículo) para medicamentos administrados por vias oral, sublingual e retal;
-
água ultrapurificada (AUP), destinada a aplicações mais exigentes, como uso em laboratórios, controle de qualidade, limpezas com maior nível de pureza etc.;
-
água para injetáveis (API), detentora do nível máximo de pureza, segue os mais rigorosos padrões de qualidade, pois é utilizada como veículo para medicamentos intravenosos, intramusculares e subcutâneos, dentre outros.
Esses são alguns padrões do controle de qualidade da água de empresas farmacêuticas. Já conhecia algum? Agora, você sabe que a água que utilizamos no dia a dia não serve para as empresas farmacêuticas, devido ao seu nível de pureza.
Mesmo as águas mais puras precisam passar por testes rigorosos, para que o fabricante de medicamentos se certifique de que será o veículo perfeito para seu produto.
A seguir, conheça mais sobre nós e saiba como a KSE pode ajudar no processo de tratamento de efluentes da indústria farmacêutica.
KSE Ambiental: soluções em tratamento para sua indústria
Somos uma empresa especializada em soluções ambientais. Nossa experiência de anos no mercado nos permite ir além do habitual no seu projeto e entregar a melhor qualidade em tratamento de água para você, para a sociedade e para o meio ambiente.
Preocupamo-nos com cada detalhe de um projeto, e, com a indústria farmacêutica, isso não é diferente: analisamos todos os aspectos e todas as necessidades de um projeto de uma estação de tratamento criteriosamente, para entregar os melhores resultados a nossos clientes.
Consulte a KSE Ambiental para obter uma solução adequada às suas necessidades agora mesmo! Fale com nossa equipe.