Tratamento de efluentes industriais: onde uma ETE se encaixa
Tratamento de efluentes industriais: onde uma ETE se encaixa
O tratamento de efluentes industriais é um processo onde ocorre a regularização e a remoção de todos os elementos danosos do efluente que podem trazer prejuízos ao meio ambiente. Esse tratamento deve ser orientado por profissionais como engenheiros químicos, ambientais e técnicos da área.
A água é usada pela indústria — responsável por 22% do consumo de água no mundo — para diversas finalidades que vão desde a limpeza até o resfriamento em processos industriais. Esses processos muitas vezes liberam metais pesados ou outros produtos tóxicos ao meio ambiente e, por causa disso, o efluente precisa ser tratado antes de seu lançamento na rede de esgotos ou nas redes pluviais.
Após utilizada na indústria, a água se transforma em um resíduo líquido, denominado efluente. O termo efluente também pode ser usado para o esgoto sanitário. Entretanto, a composição do efluente sanitário ou doméstico é bem diferente do industrial.
A água é um elemento fundamental em praticamente todos os setores industriais. O tema ambiental está cada vez mais presente no mundo corporativo e, por conta disso, as empresas estão começando a enxergar isso sob um novo ponto de vista.
Em muitos casos, a indústria arca com altos custos de captação e/ou descarte de água, mas, através de incentivos econômicos, diversas empresas começaram a conduzir programas de gestão dos seus recursos hídricos, implementando projetos de reuso e racionalização do uso da água. Esse processo ajudou a obter uma redução significativa no consumo de água e dos lançamentos de efluentes ao meio ambiente.
Todo descarte de efluentes industriais em corpos d’água (lagos, mares, oceanos) deve atingir qualidade igual ou superior à original. Para isso, existem diversos tipos de tratamento de efluentes, entre eles: processos biológicos aeróbios, anaeróbios, processos físico-químicos, filtração, desinfecção, decantação, desinfecção, etc.
Mas afinal, o que é uma ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) e onde ela se encaixa nesse processo?
Uma ETE, ou Estação de Tratamento de Efluentes, é o sistema dividido em etapas com tratamentos físicos, químicos e biológicos, capazes de remover as substâncias patogênicas, nutrientes, metais pesados e matéria orgânica do efluente gerado por residências e indústrias, para devolver ao ambiente um efluente tratado, de acordo com a legislação ambiental.
Com esse objetivo, a ETE tornou-se obrigatória no Brasil pela Resolução nº 357 de 2005 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
O processo de tratamento dos efluentes industriais é de extrema importância para a nossa saúde e a preservação do meio ambiente. Com ETEs automatizadas, economiza-se tempo, dinheiro e evita erros gerados por operações manuais, unindo dessa forma, o essencial com o funcional.
Para isso é essencial que aconteça uma manutenção preventiva e corretiva nos equipamentos, recomendada que seja feita por técnicos especializados.
Com o objetivo de garantir que uma ETE atinja eficiência e tempo de vida útil para os seus equipamentos sem maiores problemas, é preciso também seguir alguns cuidados no dia a dia. São estas pequenas ações que vão preservar a qualidade dos efluentes tratados e a otimização dos recursos investidos na sua implantação.
Somos especialistas em tratamento de efluentes industriais
Conforme o tempo passa e o meio ambiente sofre cada vez mais as ações humanas, os órgãos reguladores intensificaram a fiscalização nas indústrias e empreendimentos, de modo a regulamentar as Estações de Tratamento de Efluentes.
Por isso, o mais indicado é que as empresas busquem auxílio especializado para estudar, identificar e implementar o melhor tratamento dos efluentes gerados por suas atividades.
A instalação de uma estação de tratamento de efluentes deve ir muito além de uma obrigatoriedade na lei criada pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), mas sim pelo cuidado com a vida.
É nisso que nós da KSE Ambiental acreditamos! Prezamos pelo comprometimento, com foco na satisfação dos clientes, sustentabilidade, equilíbrio ecológico, profissionalismo e transparência em todas as nossas atividades.
Somos especialistas em saneamento: desenvolvemos projetos personalizados, com estudos e diagnósticos exclusivos para a sua empresa.
Nós cuidamos do meio ambiente e ajudamos você a cuidar também. Quer solucionar e prevenir erros na operação de sua ETE? Converse com um de nossos consultores: https://kseambiental.com.br/contato/