5 atitudes mais sustentáveis para tomar no seu condomínio

Falar sobre manter a manutenção em dia, usar energia fotovoltaica, e pesquisar outras ações que podem ser utilizadas.

Os impactos ambientais causados hoje pela ação humana são inegáveis. Por esta razão, é importante que, em todos os aspectos da vida, façamos o possível para limitar quaisquer efeitos negativos que nossas ações possam produzir. Na cidade é onde sentimos e convivemos coma maior parte da poluição produzida. 

Para realizar mudanças que promovam um efeito positivo e mais impactante sobre a saúde do meio ambiente, você síndico precisa estar ciente das possíveis mudanças no estilo de vida do seu condomínio, o adaptando para um modo mais sustentável e ecológico. Pense, o quão verde pode ser seu condomínio? 

Separamos aqui algumas dicas simples e que podem funcionar muito bem, não apenas no condomínio mas também para o futuro do mundo que vivemos. 

Jardim Interno 

Se o seu condomínio atualmente não possui, você pode avaliar com os condôminos a ideia de se criar um jardim interno. Muitos acreditam que a manutenção de plantas e vegetais podem ser cansativa, mas existem maneiras eficientes e eficazes pelas quais você pode mantê-la bem cuidada. Os jardins são fáceis de configurar, além disso, com a interação dos outros condôminos o cuidado e o uso dela pode servir como lazer para muitos. 

Descarte correto do lixo 

A coleta seletiva é fundamental para um condomínio sustentável. Para isso é necessário que haja locais adequados para o descarte, e claro, ensinar todos os moradores sobre o modo de realizar o descarte corretamente. Todo material especial se deve ter um cuidado especial, como pilhas, baterias e aparelhos eletrônicos, que possuem pontos de coleta específicos.   

Além disso, os resíduos orgânicos irão servir como compostagem e adubação para as plantas do jardim interno. Lembre-seque a sinalização também contribui para orientação, não só dos moradores e funcionários, como os visitantes. Evite manter os locais de descarte próximos ao sol e chuva, e garanta que seja um espaço com boa ventilação.

Opte por lâmpadas LED

As lâmpadas LED te garantem uma economia de até 60% dos gastos com energia do condomínio. Possui também uma maior durabilidade comparada com as lâmpadas fluorescentes comuns, durando cerca de cinco anos ou mais. 

E o benefício da substituição tem um dos pontos de grande importância para o meio ambiente, sendo as lâmpadas LED mais duráveis, por outro lado, a fluorescente queima com mais facilidade e gera resíduos, que geralmente para o descarte correto tem que se investir contratando uma empresa específica. 

Energia Solar Fotovoltaica 

Se você buscar por uma opção para gerar sua própria energia, hoje é possível. Através da luz solar boa parte do seu condomínio pode usufruir desta fonte. Ou seja, instalar painéis solares é um grande ponto positivo, sua média de duração é de 25 anos, podendo passar disso se os cuidados e a manutenção sempre estiverem em dia. 

Além de também agregar valor monetário, a energia solar é uma fonte de energia renovável e “limpa”, pois não emite gases poluentes nocivos à saúde, como dióxido de carbono (CO2) e dióxido de enxofre (SO2). 

 

A KSE Ambiental trabalha com a instalação de painéis fotovoltaicos para produção de energia solar em seu condomínio. Fazemos a visita técnica, elaboramos o projeto e orçamento, instalamos os painéis solares. Caso seja de seu interesse, clique aqui para solicitar uma proposta. 

 

Tratamento do Esgoto e Reaproveitamento de água 

 

Com a instalação de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), a água residual produzida pelo condomínio pode ser tratada e despoluída, gerando o reaproveitamento nas descargas sanitárias e na lavagem de pisos, por exemplo. Além de gerar uma economia de até 50% no serviço de água e esgoto.

Com um sistema de reaproveitamento da água da chuva, do ar-condicionado e da piscina para fins não potáveis, como os exemplos citados acima você também pode gerar uma economia significativa ao seu condomínio. 

 

Também há algumas atitudes básicas que podem ser aplicadas ao dia a dia, como varrer as calçadas ao invés de lavá-las, ou utilizar baldes ao invés de mangueira, realizar revisões frequentes para evitar o aparecimento de vazamentos e substituir as torneiras tradicionais por modelos que possuem temporizador podem garantir uma significativa economia de água.

Essas foram nossas dicas, a partir daí, é possível otimizar o plano de manutenção condominial, gerando economia e se adaptando ecologicamente. Lembre-se de que mesmo que seu condomínio não tenha sido planejado para um modo de vida sustentável, você pode encontrar formas para se adequar, até mesmo prédios antigos já realizaram algumas adaptações junto aos seus moradores.  

 

A KSE é uma empresa que pode te auxiliar em diversas questões, como a instalação de ETE, painéis solares, manutenção de motobombas, quadro elétrico, etc. 

 

Trabalhamos com condomínios há 9 anos.E estamos sempre prontos para ajudar na implementação e inovação, disponibilizando os profissionais mais competentes para a atuação. 

 

Solicite agora uma proposta de orçamento para a sua necessidade. Estamos disponíveis pelo WhatsApp: (48) 99980-1735. 

condomínio
sustentável
sustentabilidade
síndico