Diferenças entre engenharia ambiental e sanitária: como atuam na sociedade?

As diferenças entre engenharia ambiental e sanitária são muitas quando se fala em atuação nas Estações de Tratamento de Efluentes. São atuações que muitas vezes são confundidas por terem uma interseção nas suas atividades, mas, na verdade, são complementares e imprescindíveis à sociedade.

 

Nesse artigo, vamos mostrar: 

 

  • Qual a diferença entre a engenharia ambiental e sanitária?

  • Como os profissionais de cada área atuam na sua rotina de trabalho;

  • Como eles beneficiam a sociedade;

  • Como a KSE Ambiental pode ajudar você.

 

Continue lendo para descobrir mais sobre o assunto!

Qual a diferença entre a engenharia ambiental e sanitária?

A Engenharia Ambiental está ligada diretamente à preservação ambiental: estudando impactos ambientais, poluição e também trabalha com projetos de licenciamento para empresas. Ela estuda os problemas e soluções nos aspectos ecológicos, sociais, econômicos e tecnológicos, para promover o desenvolvimento sustentável.

 

A Engenharia Sanitária, por outro lado, é uma área voltada para atividades ligadas à: abastecimento de água, tratamento de esgoto e resíduos, assim como a coleta de lixo. É uma atividade voltada para atribuições relacionadas ao mantimento sustentável da rotina da sociedade.

 

Como os profissionais de cada área atuam na sua rotina de trabalho?

Engenharia ambiental

Na área pública, atuam na fiscalização, analisando se as propriedades privadas se ajustam às leis ambientais do país e autorizando ou não novos empreendimentos.

 

Na área industrial, adequando empresas às normas ambientais, na gestão dos recursos naturais e no descarte de resíduos.

 

Também se envolvem com projetos de ETEs (Estações de Tratamento de Efluentes), em empresas que fazem auditoria ambiental e em laboratórios de pesquisa. Por fim, os profissionais da engenharia ambiental também podem seguir carreira acadêmica.

 

Engenharia sanitária

Também trabalham com projetos de ETEs e questões como efluentes, tratamento de água, esgoto e preservação. Dominam as técnicas necessárias para prover a sociedade de serviços de saneamento.

 

A atuação é composta, basicamente, por quatro áreas:

 

  • Abastecimento de água, do tratamento a distribuição;

  • Coleta e tratamento de efluentes;

  • Tratamento e coleta de resíduos sólidos, como lixo doméstico e hospitalar;

  • Drenagem urbana, questão das chuvas e precaução com enchentes.

 

Como elas beneficiam a sociedade?

O trabalho dos engenheiros ambientais e sanitaristas está focado no controle da poluição urbana; planejamento e gestão de recursos ambientais; recuperação de áreas que sofreram com a ação humana; planejamento e gestão de recursos hídricos; a área de biotecnologia; e emissão de licenças ambientais para diferentes projetos, como uma obra de um empreendimento, por exemplo. 

 

Os benefícios que esse trabalho traz são raramente percebidos como um efeito direto, mas ao nível de sociedade, sem isso as pessoas enfrentam uma série de problemas de saúde e o meio ambiente sofreria danos muito mais graves. Isso causaria um grande impacto na forma como vivemos, no custo de vida, no sistema de saúde, na natureza, entre outros. 

 

Como a KSE Ambiental pode ajudar você

Se você se preocupa com possíveis problemas com o monitoramento e operação da ETE de um empreendimento, não conhece muito sobre a parte técnica e está buscando contratar um sistema com o melhor custo-benefício, nós podemos te ajudar a solucionar esses desafios.

 

Somos uma empresa que atua na área ambiental e sanitária, especializados em projetos, execução e automação de Estações de Tratamento de Efluentes (ETE).

 

Também atuamos em: 

 

  • consultoria em licenciamento ambiental

  • serviços de monitoramento e operação de estações de tratamento de esgoto;

  • limpeza de caixas d’água;

  • reparos  na rede hidráulica de caixas d’águas, cisternas;

  • painéis de comandos elétricos;

  • dedetização e desratização de ambientes.

 

Se você tem desafios como esses na sua construtora ou condomínio e precisa de uma empresa parceira de confiança, entre em contato conosco!

 

Fale com nossos consultores

serviços
engenhariaambiental
engenhariasanitaria