GUIA PRÁTICO SOBRE ETES PARA CONDOMÍNIOS

Você tem dúvidas sobre como funcionam as ETEs para condomínios? Preparamos um guia prático sobre tudo o que você precisa saber sobre essa instalação. Confira neste artigo!

Tempo de leitura: 5 minutos.

Gestores de condomínios e de loteamentos residenciais precisam estar atentos às leis ambientais que regulamentam a cidade, o estado e o país para evitar penalidades. Entre as questões que devem ser levadas em consideração está o tratamento de esgotos gerados, como uma medida de saneamento básico e de cuidado com a natureza.

Neste artigo, vamos compartilhar quais são as soluções ideais para esses empreendimentos e apresentar como funcionam as ETEs para condomínios. Continue a leitura!

Confira os tópicos deste artigo:

  • O que é uma ETE?

  • Quando o condomínio deve contratar a instalação da ETE?

  • Licenciamento ambiental para ETE

  • Como uma ETE funciona?

  • É necessário fazer a manutenção depois da ETE estar instalada no condomínio?

  • ETE Compacta: mais economia e muita eficiência 

  • Qual o papel do síndico junto às ETEs para condomínios?

  • Conte com a KSE para encontrar a solução ideal!

O que é uma ETE?
O termo “ETE” significa Estação de Tratamento de Efluentes, que são sistemas que realizam o tratamento dos esgotos  gerados. Após esse tratamento, os efluentes podem ser devolvidos a corpos d'água, como rios, sem ocasionar danos ao meio ambiente ou à saúde humana e das espécies animais.

Sendo assim, contar com uma ETE é obrigatório para indústrias, empresas ou empreendimentos onde não existe a rede coletora de esgoto pública.

Sem a ETE, nestes casos, o esgoto pode ocasionar danos severos ao meio ambiente. Por esta razão, existem diversas leis ambientais e fiscalização agindo para evitar irregularidades.

Quando o condomínio deve contratar a instalação da ETE?
Não há um momento específico para a contratação de ETEs para condomínio, mas é aconselhável que a instalação da ETE seja feita nas fases iniciais da construção do empreendimento para evitar problemas com as obras.

Caso seja exigida a instalação por algum órgão ambiental ou os condôminos optem pela contratação após o empreendimento estar com obras finalizadas, também é possível. Vale mencionar que instalar após a finalização da obra é um pouco mais complexo.

A imagem mostra a construção de uma ETE, com espaços retangulares de concreto construídos no chão de forma horizontal. Ao fundo tem uma paisagem natural, com montanhas e árvores.

Estação de tratamento de efluentes realizada pela KSE.

Licenciamento ambiental para ETE

Antes de tudo, é importante consultar os órgãos ambientais da sua cidade para entender quais são os parâmetros da sua região. Existem diferentes normas para a instalação de ETEs para condomínios, dependendo do município.

Durante o licenciamento ambiental, para funcionamento regular do empreendimento, você poderá definir qual tipo de sistema será instalado, levando em conta as exigências apresentadas. Com este norteador você poderá encontrar a tecnologia mais assertiva para o seu negócio.

De modo geral, os órgãos ambientais se baseiam nas Resoluções Conama 357/2005 e 430/2011, que são legislações que guiam o lançamento de esgoto correto e a proteção dos corpos d’água. Algo que é observado é o tipo de corpo d’água que os efluentes tratados serão lançados: lago, represa, riacho, rio, entre outros. 

Essa é uma das questões que guia como deve ser a estação de tratamento, determinando o quanto de matéria orgânica precisa ser removida dos efluentes para que não haja degradação ambiental.

Como uma ETE funciona?

O processo de tratamento de efluentes, em sua grande maioria, pode ser feito de duas maneiras: tratamento biológico e tratamento com processos físico-químicos. Através desses processos grande parte das impurezas são removidas, permitindo o retorno do esgoto tratado para o meio ambiente dentro dos padrões exigidos pela legislação ambiental.

De modo geral, aqui na KSE, utilizamos emnossas estações o processo biológico com a tecnologia Lodos Ativados.. Confira a seguir as principais etapas desse tratamento:

  • Gradeamento: a primeira etapa de tratamento consiste no gradeamento, em que ocorre a remoção de sólidos grosseiros, como, por exemplo, pedaços de pano, plásticos, tampas de garrafas e refrigerantes, ou outros itens que possam ter sido descartados de modo inadequado na rede de esgotos.

  • Processo biológico - tanque de aeração: esta etapa é composta pelos reatores biológicos, a principal fase de tratamento da estação. É nela que ocorre a remoção de matéria orgânica, nutrientes e outros sólidos presentes no esgoto, tudo isso, com a injeção de oxigênio no sistema.

  • Decantação: após, acontece a separação das misturas heterogêneas, em que todo o resíduo sólido é sedimentado e se concentra no fundo do tanque formando uma espécie de lodo, propiciando que o esgoto clarificado siga para a próxima etapa.

  • Desinfecção: nesta etapa, é realizado o tratamento do esgoto para que ele seja despejado na natureza de forma correta e sem ocasionar danos ao meio ambiente. Descarte do lodo: o descarte do lodo é feito em tanques de acúmulo de lodo, onde o lodo em excesso fica armazenado até o seu completo enchimento. Assim que estiver cheio, é contratada empresa especializada para dar o destino correto.Nós contamos, aqui no blog, de forma mais detalhada sobre cada etapa do tratamento de efluentes feito por uma ETE. Confira para entender os detalhes mais técnicos.

É necessário fazer a manutenção depois da ETE estar instalada no condomínio?

Para o bom funcionamento das estações de tratamento de efluentes, é muito importante fazer manutenções preventivas e corretivas. Esse cuidado evita problemas maiores ao longo do uso.

Essas visitas de manutenção devem ser feitas semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente, dependendo da necessidade e porte do condomínio. Os técnicos especializados garantem a vida útil do reservatório, evitando falhas que possam ocasionar transtornos na rotina dos moradores.

As visitas agregam segurança e qualidade de vida, prevenindo a proliferação de doenças e a disseminação de mau cheiro, bem como verificam se a ETE está nas formalidades exigidas pelos órgãos ambientais competentes para evitar multas ao negócio.

ETE Compacta: mais economia e muita eficiência

Uma solução para o tratamento de efluentes de negócios menores, como é o caso de condomínios e loteamentos residenciais, são as ETEs compactas. Essas estações  possuem alta tecnologia, que garante a mesma eficiência no tratamento.

Como vantagens, ainda apresentam os menores custos de instalação e manutenção, além de ocuparem menor espaço para operar.

De forma geral, esse modelo conta com fossa séptica, filtros biológicos anaeróbios (sem oxigênio) e reator para os lodos ativados em sua tecnologia. Durante o tratamento, os materiais maiores são removidos em um primeiro tanque, depois são filtrados em britas ou areia e, então, passam pelo filtro biológico. As ETE´s compactas são muito semelhantes as estações de tratamento convencionais, porém, como são personalizadas, é possível realocar os tanques e suas dimensões da melhor maneira possível, de forma com que ela fique o mais compacta possível, porém, mantendo os padrões de eficiência desejados.

Qual o papel do síndico junto às ETEs para condomínios?

O síndico é o gestor que faz o condomínio funcionar de forma plena e evita transtornos aos moradores. Portanto, é fundamental que este profissional compreenda as leis ambientais vigentes, se inteire sobre o funcionamento das ETEs para condomínios e esteja presente em toda e qualquer manutenção relacionada a elas.

Outro ponto que deve ser reforçado é que ao acompanhar todo o processo de verificação, o síndico fica ciente das etapas e pode repassar informações aos moradores sempre que necessário.

Nossa equipe especializada presta atendimento de consultoria personalizada, tirando dúvidas e explicando os processos sem custos extras. Esse é um dos diferenciais do nosso trabalho que agrega segurança aos gestores.

Essa atuação dos síndicos vai garantir que o condomínio ou loteamento esteja operando de forma regular e em equilíbrio com o meio ambiente, agregando mais valor ao empreendimento e evitando multas.

A imagem mostra um homem, com capacete de obras com logotipo da KSE, lendo uma folha grande, que parece um manual. O homem está concentrado em frente a uma parede cinza com logotipo da empresa KSE.

CConte com a KSE para encontrar a solução ideal!

Agora que você já sabe a importância de contar com ETEs para condomínios ou loteamentos, solicite um orçamento sem compromisso ou custos

Desenvolvemos uma análise personalizada de acordo com as demandas do seu negócio para oferecer as soluções mais adequadas, com valores justos e dentro da sua realidade.

Separamos outros artigos que podem ajudar você a entender mais sobre as ETEs para condomínios:

 

Continue acompanhando o nosso blog. Até a próxima leitura!

 

  • What our client say

    Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod tempor invidunt ut labore et dolore magna aliquyam erat, sed diam voluptua. At vero eos et accusam et justo duo dolores et ea rebum.

    -Grek Ross ThemeNector
  • What our client say

    Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod tempor invidunt ut labore et dolore magna aliquyam erat, sed diam voluptua. At vero eos et accusam et justo duo dolores et ea rebum.

    -Grek Ross, ThemeNector
  • What our client say

    Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod tempor invidunt ut labore et dolore magna aliquyam erat, sed diam voluptua. At vero eos et accusam et justo duo dolores et ea rebum.

    -Grek Ross ThemeNector
  • What our client say

    Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod tempor invidunt ut labore et dolore magna aliquyam erat, sed diam voluptua. At vero eos et accusam et justo duo dolores et ea rebum.

    -Grek Ross, ThemeNector
  • What our client say

    Lorem ipsum dolor sit amet, consetetur sadipscing elitr, sed diam nonumy eirmod tempor invidunt ut labore et dolore magna aliquyam erat, sed diam voluptua. At vero eos et accusam et justo duo dolores et ea rebum.

    -Grek Ross, ThemeNector