Principais processos do monitoramento de uma ETE
Estações de Tratamento de Efluentes (ETE) removem impurezas e cargas poluentes dos efluentes por meio de processos físicos, químicos e biológicos. Assim, após o tratamento correto, o esgoto tratado pode retornar ao meio ambiente sem gerar danos, cumprindo com os parâmetros vigentes. Por isso, as ETE são essenciais para empresas que não têm rede coletora de esgoto. Continue a leitura para entender quais são os principais processos que envolvem o monitoramento das Estações de Tratamento de Efluentes e a sua importância.
Tempo de leitura: 3 minutos
Além de indústrias e de grandes empresas, as estações de tratamento de efluentes estão cada vez mais presentes em condomínios e em estabelecimentos que não têm acesso à rede coletora de esgoto municipal. Afinal, a falta de tratamento de efluentes pode ocasionar multas com alto valor. Então, para garantir o funcionamento correto de uma ETE, é necessário que haja monitoramento das etapas do seu processo de tratamento.
Continue a leitura para conhecer as principais etapas de monitoramento de uma ETE.
Serão abordados os seguintes tópicos.-Por quê realizar monitoramento da ETE?
-
Vantagens do monitoramento eficiente da ETE
-
Principais processos de monitoramento de uma ETE
-
Conte com a KSE para processos seguros em sua ETE
Por quê realizar monitoramento da ETE?
Para garantir o funcionamento adequado da ETE do seu estabelecimento, é fundamental contar com monitoramento constante,porque falhas na estação de tratamento podem representar degradação ambiental e multas. A falta de monitoramento ainda pode afetar a imagem do empreendimento, devido ao descuido com o meio ambiente.
Se a ETE não operar bem, também pode ocasionar transtornos na emissão e na renovação de licença de operação do empreendimento. Sendo assim, tenha sempre em mente que é necessário contar com equipe técnica qualificada que assegure a segurança da sua ETE.
Vale lembrar que cada empreendimento apresenta parâmetros específicos de tratamento de efluentes, de acordo com a tecnologia utilizada, o seu segmento e com a região em que está inserido. Dessa forma, uma assessoria especializada pode proporcionar maior tranquilidade para que todas as normas sejam cumpridas.
Vantagens do monitoramento eficiente de uma ETE
O monitoramento técnico e especializado da operação da sua ETE proporciona a qualidade da água tratada, para que possa ser descartada sem riscos. Portanto, o monitoramento deve ser eficiente.
Você, certamente, não gostaria de ver sua empresa ou seu projeto multado, interditado ou, até mesmo, alvo de processos por crimes ambientais, não é mesmo? Ter essa consciência previne situações estressantes e riscos. Esteja atento aos requisitos básicos para o monitoramento eficiente de uma ETE e a qualquer mudança em sua operação.
Na KSE, realizamos acompanhamento especializado das ETE que desenvolvemos. Esse cuidado com o funcionamento das nossas instalações é essencial para entregar processos seguros para o meio ambiente e para os nossos clientes. Mas você conhece quais são os principais processos que envolvem o monitoramento de uma ETE? Continue a leitura para entender isso melhor.
Principais processos de monitoramento de uma ETE
A partir do momento em que uma ETE inicia a sua atividade, torna-se essencial que esteja com todos os sistemas e os equipamentos funcionando corretamente. Então, após finalizar a sua instalação e testá-la, partimos para uma segunda etapa do processo: o monitoramento, ou operação da ETE.
As vistorias são de extrema importância para que a operação de uma ETE seja contínua e efetiva, permitindo que ofereça os resultados esperados. Assim,evitamos transtornos para o empreendimento responsável por essa instalação.
Um monitoramento eficiente inclui os seguintes elementos.
-
Vistorias técnicas
As vistorias técnicas ocorrem desde o início da elaboração do projeto de uma ETE, para verificar sua correta instalação e seus funcionamento. Nesses momentos, observamos o projeto do sistema e avaliamos seu desempenho por meio das análises dos efluentes finais. Assim, caso haja necessidade, realizamos ajustes técnicos para atender à legislação ambiental e para corrigir eventuais falhas enquanto são recentes.
De forma resumida, nas vistorias técnicas, consideramos os seguintes pontos: análise em laboratório, analisando o histórico dos resultados comprobatórios de eficiência; assessoria técnica realizada por especialistas; otimização do sistema de tratamento; redução de custo operacional, com a busca de soluções personalizadas.
Além das vistorias técnicas, no momento do monitoramento e da operação da ETE, também realizamos vistorias preventivas em todo o sistema.
-
Vistorias preventivas
As vistorias preventivas, como o próprio nome já diz, buscam agir antes que uma falha ocorra. Isso evita maiores problemas, maiores gastos e dores de cabeça. Essa etapa acontece em intervalos pré-determinados, para, assim como a vistoria técnica, fazer com que a estação funcione de forma eficiente.
Nas vistorias preventivas, são analisados e avaliados os seguintes pontos: testes em boias e em eletrodos; medição da corrente elétrica dos equipamentos; vistoria do funcionamento dos componentes do quadro de comando; teste de qualidade do cabeamento dos equipamentos, inspeção visual de todo o sistema, medição de oxigênio dissolvido, adição de insumos, retiradas de lodo, retrolavagem em filtros, etc.
Conte com a KSE para processos seguros em sua ETE
Na KSE, entendemos a grande responsabilidade que envolve instalar e monitorar uma ETE. Por isso, trabalhamos com assistência técnica especializada e constante. Buscamos estar sempre atentos às necessidades dos clientes, evitando que ocorram problemas em suas operações.
Quer saber mais sobre nossa consultoria e sobre nosso monitoramento de Estação de Tratamento de Efluentes? Converse com os nossos consultores para sanar dúvidas e solicitar um orçamento sem compromissos.
Outros artigos que podem ser úteis para você estão listados a seguir:
Continue nos acompanhando!