Tipos de licença ambiental

Antes de começarmos, você sabe o que é uma licença ambiental? 

Para que um empreendimento seja executado é necessário medir os possíveis danos que a obra e o projeto irá causar ao meio ambiente. O procedimento autoriza ou não a realização da construção através de um documento obrigatório emitido pelo poder público com fim de estabelecer um controle entre a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico. 

A emissão do documento fica a encargo do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais) em questões federais, e órgãos municipais ou estaduais conforme a abrangência do projeto.

Para um conteúdo completo sobre licença ambiental, leia este artigo completo.

Introduzido no Brasil em 1981 como uma política nacional, as licenças vigentes no país relacionadas ao meio ambiente são: Licença Prévia, de Instalação e Operação. Cada uma delas está relacionada a uma etapa específica da empreitada.

Licença Prévia

Para possa iniciar a execução do projeto, é necessária a aprovação da LP (Licença Prévia), sendo fundamental a solicitação ainda no processo de planejamento da obra, abrangendo todos os requisitos básicos requiridos. O documento deve conter todas as informações sobre o desenvolvimento da obra, como as características e justificativas do empreendimento, análise dos possíveis impactos ao ambiente e as medidas que serão utilizadas para conter os riscos em potencial.

Estabelece-se a viabilidade do empreendimento através da análise ambiental por meio dos impactos que podem ser gerados, buscando reduzir os negativos e estimular os positivos.  

A partir da aprovação, o projeto pode dar início para a próxima fase.

Licença de Instalação

Concedida após a aprovação do projeto inicial, a LI (Licença de Instalação) funciona como autorização para o início da construção e instalação dos equipamentos de questão ambiental. O projeto deve ser executado tal como apresentado no plano inicial, toda e qualquer alteração deve ser comunicada ao órgão responsável para submeter a avaliação. 

Licença de Operação

Após a finalização da obra, a LAO é o documento que oferece a liberação para que o projeto possa começar sua atuação. Ela deve ser solicitada quando o empreendimento estiver completamente edificado, para que aconteça a verificação das medidas de controle ambiental requisitado nas licenças anteriores.

É nesta etapa em que são determinados os métodos de controle e condições de operação. Com a concessão em mãos, o empreendimento pode ter até 10 anos para que seja necessário a renovação da licença ambiental. Pode ser que a empresa receba, de forma esporádica, a visita de auditorias para a verificação do comprimento das exigências acordadas anteriormente. 

É fundamental lembrar que cada licença possui um prazo de validade e que estes devem ser verificados com cada órgão responsável. Assim como também, a licença pode ser cancelada a qualquer momento irregularidades como: alterações não informadas, envio de falsas informações e suspensão dos métodos de controle ambiental. 

Se a obra já estiver em andamento sem possuir licença ambiental, sugerimos que faça o requerimento o mais rápido possível, do contrário, o empreendimento estará sujeito a legislação ambiental.

Nosso serviço de Consultoria Ambiental torna muito mais fácil o processo de documentações e emissões, oscilando seu negócio de modo seguro e simples. Queremos que seu empreendimento esteja alinhado às normas de meio ambiente sem receio e preocupação.

Fale conosco e solicite uma proposta de orçamento agora mesmo > https://kseambiental.com.br/contato/ 

LICENCAAMBIENTAL